Pular para o conteúdo principal

Entenda o funcionamento e as vantagens da fechadura biométrica

Veja como dar mais conforto e manter a casa segura para idosos



O número de brasileiros com mais de 60 anos já superou os 30 milhões, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E segundo o estudo, a tendência é que o envelhecimento da população acelere: em 2031, o número de idosos vai superar o de crianças e adolescentes; já 2060, a projeção é para que um quarto da população (25,5%) venha a ter mais de 65 anos. E com isso, cada vez mais será preciso adaptar diferentes ambientes, de modo a dar mais conforto e manter a casa segura para idosos.

Neste aspecto, a tecnologia e a evolução dos equipamentos eletrônicos são fundamentais. Com diferentes dispositivos, será possível equipar as residências, deixando as atividades do dia a dia mais práticas e cômodas. Tudo para que, mesmo com as implicações físicas e motoras que vêm com o passar dos anos, as pessoas possam manter sua independência, sem deixar de lado a segurança.

Listamos alguns equipamentos que podem ajudar nesta tarefa: fechadura digitalcâmera Wi-Fivideoporteiro, telefone fixo com fio e sem fio e sensor de presença para iluminação. Veja mais sobre suas funcionalidades.

Equipamentos para melhorar o conforto e manter a casa segura para idosos



Fechadura digital

Praticidade e segurança para abrir e fechar portas. As fechaduras digitais dispensam o uso de chaves e ajudam quem tem dificuldades na visão, pois não é preciso ficar procurando o encaixe correto. Outro importante benefício é a proteção: algumas fechaduras comuns abrem facilmente com uma chave-micha, diferente do que acontece com a fechadura digital.

Este dispositivo funciona por meio de senhas, com display sensível ao toque, por meio de biometria ou ainda por tags de proximidade. Esta última é ideal para idosos, pois basta aproximar a tag para o sensor abrir a porta automaticamente. Além disso, as tags podem ser adesivadas no celular (ou até em um documento). Assim, fica mais fácil de levá-la quando sair e não se corre o risco de esquecê-la em algum lugar – o que pode facilmente acontecer com as chaves convencionais, por exemplo. Também pode-se usar a senha ou colocar a leitura da digital para abrir a porta, facilidades que podem ser utilizadas, por exemplo, por cuidadores ou familiares.

Câmera Wi-Fi

Fáceis de usar e instalar, as câmeras Wi-Fi, como as da linha Mibo, são grandes aliadas para quem precisa acompanhar de perto a rotina de um idoso, especialmente aqueles que precisam de maiores cuidados. Isso porque, para funcionar, estas câmeras precisam apenas de conexão wireless e uma tomada, não sendo necessário modificar a estrutura dos ambientes. E por não precisar de cabos, podem ser facilmente transportadas de um ambiente para outro.

Assim, as câmeras Wi-Fi podem ser instaladas em qualquer ambiente interno ou em alguma área externa mais específica, como varandas e churrasqueiras. Os equipamentos permitem que se tenha acesso às imagens via smartphone, recebendo notificações por movimento e com a possibilidade de falar com o ambiente (interação por voz). Com esta funcionalidade, é possível que alguém de confiança faça um monitoramento remoto e, se preciso, ajude a resolver algumas questões domésticas, evitando algum tipo de risco, ou mesmo se antecipe em alguma emergência. Além disso, todas as imagens podem ser gravadas em cartão de memória.

Videoporteiro

videoporteiro é um equipamento que ajuda muito a manter a casa segura para idosos. Ele permite que, além do áudio, a imagem do visitante possa ser vista pelo display. Assim, quem estiver em casa pode atender chamadas de portas e portões externos sem sair de dentro do ambiente e liberar a entrada dos visitantes com grande praticidade e segurança.

Ao aliar áudio e vídeo, é possível analisar melhor o ambiente externo, mesmo em situações noturnas ou com pouca luz. Também pode-se monitorar diferentes ambientes em um mesmo display interno ao instalar mais módulos externos, e ainda integrar o dispositivo à TV para assistir as imagens geradas em um canal específico. Assim, há ainda mais facilidade na identificação das visitas.

Além destas, há outras vantagens como a emissão de avisos sonoros se o portão ficar aberto e a função Siga-me, que está presente em alguns modelos. Neste caso, quando algum visitante tocar o porteiro externo, a chamada poderá ser encaminhada para um número pré-programado, como o celular, para que se possa, de qualquer lugar, conversar e abrir o portão para o visitante.

Telefone fixo com e sem fio

Existem modelos com fio e sem fio que são ideais para quem precisa de rapidez e praticidade na hora de fazer e receber chamadas da linha fixa – vale lembrar que em muitas cidades menores o sinal de celular ainda não é estável. Nestes aparelhos, as teclas numéricas e teclas de funções são grandes, facilitando a visualização para discagem; o áudio é otimizado, permitindo que os usuários com perda auditiva possam ouvir a chamada; e há ainda uma série de outros recursos intuitivos. Alguns deles são:

  • Identificação de chamadas – saiba quem está chamando e escolha quais ligações quer atender. Com a função, ainda é possível saber as últimas ligações realizadas e recebidas com informação de data e hora;
  • Memórias de discagem rápida – de forma rápida e fácil, pode-se fazer uma chamada para um número pré-cadastrado. Estes telefones possuem três grandes teclas para discagem direta, em que podem ser inseridas fotos das pessoas com quem se quer falar em cada delas. É uma forma de identificar o rosto do pai, mãe ou filho e ligar rapidamente, especialmente em casos de emergência;
  • Display luminoso – veja com clareza todas as teclas do aparelho e realize chamadas mesmo em ambientes de baixa luminosidade;
  • Viva-voz – fale sem precisar estar do lado do aparelho, tendo mais comodidade e conforto para realizar outras atividades simultaneamente.

Sensor de iluminação

Se instalado em locais estratégicos, como corredores, varandas, escadarias, garagens, áreas comuns de condomínios etc, o sensor de presença para iluminação pode facilitar muito o dia a dia e ajudar a manter a casa segura para idosos. Isso porque a lâmpada acende quando detecta o movimento no ambiente.

Um exemplo é se o dispositivo for instalado no corredor. Quando a pessoa precisar se deslocar pela casa durante a noite, automaticamente o ambiente ficará iluminado, evitando riscos de queda ou choques em móveis e objetos. Também ajudará a perceber alguma movimentação estranha pela casa, tanto em áreas internas quanto externas. Outra vantagem é programá-lo para ligar e desligar as luzes de acordo com um tempo pré-determinado, evitando esquecimentos e gastos desnecessários. Os sensores de iluminação podem ser instalados no teto ou na parede e são compatíveis com qualquer tipo de lâmpada – incandescentes, fluorescentes ou de LED.

Depois de conhecer estes equipamentos eletrônicos que ajudam a dar conforto e manter a casa segura para idosos e aprender sobre suas funcionalidades, você já sabe como é possível prevenir acidentes evitando a exposição a riscos, principalmente dentro de casa. Se tiver dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Telefone ramal: saiba o que é e de que maneira ele pode facilitar a sua vida.

Dados publicados pela Anatel apontam que o Brasil possui aproximadamente 42 milhões de linhas de telefonia fixa (operadoras concessionárias e autorizadas). Isso significa que, existe aproximadamente 1 linha telefônica ativa para cada 5 habitantes no país. Vemos que, apesar da crescente constante de números de linhas celulares no país, a  telefonia fixa  ainda está presente no dia a dia de boa parte da população, seja em escritórios, empresas ou residências. Se você possui um telefone fixo sem fio em sua casa ou empresa, saiba que você pode usufruir de um recurso interessante que oferece mais comodidade e eficiência à sua rotina:  telefones ramais. O que é um telefone ramal? Você provavelmente já ouviu os termos “ramais” e “extensões”, mas sabe qual o real significado e diferenças entre eles? O termo popular  “extensão telefônica”  já foi muito confundido com a  função ramal  de um telefone. Uma extensão nada mais é do que dois ou mais aparelho...

Veja o que difere a régua de tomada do protetor eletrônico

As constantes variações da rede de energia, como quedas e surtos de tensão, podem danificar e queimar equipamentos eletrônicos ligados nas tomadas de casa ou da empresa. Além disso, as sobrecargas e os curto-circuitos também ocorrem com certa frequência quando muitos equipamentos são conectados em uma mesma tomada, por exemplo. Para evitar problemas, é indicado o uso de alguns dispositivos como o protetor eletrônico e o nobreak, que preservam TVs, computadores, videogames, entre outros eletroeletrônicos, das oscilações elétricas e outras sobrecargas. Há no mercado uma infinidade destes aparelhos, mas muitas vezes eles são vendidos sem que se especifique a sua real função. Por aí, já vemos o tamanho da confusão e os inconvenientes – até prejuízos – que se pode causar. Neste artigo, vamos falar dos dois tipos mais comuns: o protetor eletrônico e a régua de tomada. Em um primeiro momento, os produtos até são parecidos, mas você vai ver que eles apresentam funcionalidades bem diferent...

Que benefícios os telefones IP podem oferecer às empresas?

A tecnologia IP vêm conquistando cada vez mais espaço entre diversos segmentos empresariais, sendo uma opção importante para diminuir os gastos com a conta telefônica, já que usam a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz. Em um outro artigo aqui do nosso blog, falamos sobre como as empresas podem usar de forma eficiente a telefonia IP ( telefone + internet ) para fazer chamadas nacionais e internacionais com mais qualidade e custo reduzido, especialmente se forem utilizados aparelhos de telefone IP. Nesse artigo, vamos apresentar as características dos aparelhos de telefone IP, os tipos mais adequados para cada área da empresa e algumas das vantagens que podem oferecer. Telefones IP: entendendo seu funcionamento Para deixar o entendimento mais claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Parecem com os telefones co...